SAD
O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
São objetivos do S.A.D., os seguintes:
Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias; Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;
Promover estratégias de desenvolvimento de autonomia;
Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes, sendo estes objeto de contratualização;
Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.
Resolução Alternativa de Litígios:
No que respeita ao desenvolvimento dos contratos de prestação de serviços celebrados entre a Associação Nun´Álvares de Campanhã e os seus utentes, com vista à frequência das respostas sociais da Instituição, ao abrigo da Lei n.º 144/2015 de 8 de Setembro, informa-se que os referidos utentes têm a possibilidade de recurso, em caso de situação de litígio, à seguinte entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL):
Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
Rua Damião de Góis, 31 - Loja 6 - 4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349
E-mail: cicap@mail.telepac.pt
web: www.cicap.pt